Bahia tem duas mortes por "vaca louca"

A Bahia registra duas pessoas mortas com a doença de Creutzfeld-Jakob, causada pela infecção animal Encefalite Espongiforme Bovina, conhecida como “vaca louca”, neste ano. Outras três estão infectadas e duas delas internadas. A taxa de mortalidade é alta, de 90%.

Surgida nos anos 80, na Inglaterra, a "doença da vaca louca" atinge o gado que se alimenta com rações que possuem restos de outros animais, como ossos. Quando as pessoas comem a carne contaminada e mal cozida, podem desenvolver a Creutzfeld-Jakob, que é degenerativa e mata a maioria em menos de um ano.

Os casos resgistrados na Bahia são de Salvador, sendo o último no dia 6 de outubro. No ano passado houve três registros de Creutzfeld-Jakob no estado, em Salvador, Simões Filho e Serrolândia, com dois deles já mortos e o terceiro em tratamento contínuo.

O Ministério da Saúde diz que a maneira exata como se dá a transmissão da doença ainda é desconhecida, mas a suspeita é de que se dê pelop consumo da carne infectada. O que se sabe é que não existe nenhum indício de que ela seja transmitida por ar, contato com pessoas, roupas ou objetos, nem mesmo íntimo.

A doença de Creutzfeld-Jakob evolui rápido, mostrando sintomas como desordem cerebral, perda de memória, tremores, falta de coordenação, distúrbios de linguagem, perda da capacidade de comunicação e de visão. Ela é detectada através de exames de sangue ou neuropatológico (usando fragmentos do cérebro).

16:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm