Bahia lidera homicídios com dobro do 2º

A Bahia continua dando vexame na segurança e, mais uma vez, foi campeã isolada em homicídios no país, com quase o dobro do segundo colocado. Foram assassinadas na Bahia 6.371 pessoas, mais que em 2020, quando a soma foi de 6.336. O segundo lugar é de Pernambuco, com 3.356 homicídios.

Em 2021 foram contabilizados no país 42.391 homicídios. É o menor número absoluto desde 1998, quando os registros somaram 41.950. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes ficou em 19,87, a menor em 30 anos. As mortes caíram drasticamente desde a posse do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo dados do DataSUS, na Bahia houve crescimento da violência, com mais do dobro de assassinatos do que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que possuem uma população muito maior. A "chacina anual" da Bahia foi lamentada pelo candidato a governador ACM Neto.

"O DataSUS revela que, enquanto muitos estados reduziram o número de homicídios, na Bahia o que aconteceu foi o aumento. Isso tudo é resultado de 16 anos de uma condução inaceitável da política de segurança pública na Bahia. A turma que está aí pede ainda mais tempo, como se eles fossem capazes de resolver esse grave problema que, em 16 anos, só fez se agravar em nosso estado”.

ACM Neto defendeu que é preciso mudar a condução da segurança pública no estado. “Eu não estou falando aqui de política, de eleição. Eu estou falando realmente de vidas. Eu estou falando que a gente não pode perder a nossa capacidade de indignação, de não aceitar o que está acontecendo na Bahia".

“Eu estou aqui porque eu acredito que a Bahia, assim como outros estados do Brasil fizeram, pode dar paz e tranquilidade ao seu cidadão. Mas é claro que isso não vai acontecer com quem nos governa há 16 anos. Não é dando mais tempo pra eles que fracassaram. É mudando de verdade a história da Bahia”.

ACM Neto lamentou a ausência do adversário, Jerônimo Rodrigues (PT), no debate da TV Aratu, realizado na manhã desta quinta-feira. No primeiro turno Jerônimo desafiou a fazer um debate direto entre os dois. Neto aceitou, mas o candidato do PT fugiu do próprio desafio. Agora, foge dos debates.

18:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm