Apagão da Vivo deixa Itabuna sem internet

A operadora Vivo deixou boa parte de Itabuna totalmente incomunicável nesta terça-feira, sem internet, telefones fixos nem celulares. Segundo o atendimento a clientes, houve "um problema local" que começou por volta das 10h. Primeiro a Vivo informou que seria resolvido até 14h. Mas só resolveu às 20h.

O apagão da Vivo causou prejuízos a quem depende da internet para estudar ou trabalhar, mas também deixou todo mundo sem poder se comunicar com parentes, amigos e clientes. Pessoas que precisavam pagar boletos, comprar passagens, marcar exames e outras atividades online ficaram impedidas de fazê-los.

Para as empresas, o prejuízo foi maior, sem poder ligar para os clientes e fornecedores. A rádio Morena FM, por exemplo, depende da internet para receber os spots e pedidos de inserção dos clientes e agências, coletar dados para o Jornal das Sete e inclusive transmitir ele da redação para o estúdio.

A emissora também ficou sem a transmissão online, ouvida em mais de 70 países e em todo o Brasil. Pior, não podia comunicar isso aos ouvintes pelas redes sociais. Também ficou impossibilitada de se comunicar com os clientes, pois nem mesmo as mensagens por celular funcionavam.

Lojistas de Itabuna afetados pelo apagão não podiam vender, porque era impossível tirar a Nota Fiscal, que na cidade é uma operação online. As maquininhas de cartão também ficaram inoperantes. Quem tem loja online passou todo o dia sem vender nada, assim como os restaurantes e lanchonetes que operam por aplicativo.

O apagão da Vivo ainda impediu o trabalho de quem faz transporte por aplicativo. Por volta de 15h, a rede voltou parcialmente, com email e WhatsApp, mas funcionando erraticamente. Alguns sites carregavam, outros não, e o upload para streaming permaneceu inoperante. Os telefones continuaram mudos.

Alguns comerciantes falam em entrar com ações de indenização na Justiça, outros pretendem buscar junto à operadora um desconto na conta para amenizar os prejuízos. A Vivo não explicou a causa do apagão nem por que demorou o dia inteiro para normalizar o serviço.

22:08  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm