Alunos da UFSB protestam por ônibus

Os estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia estão protestando contra as condições do transporte público para o campus. Ele mudou de Ferradas para uma área que fica perto do semianel rodoviário de Itabuna. Só que, por manobras políticas, a única entrada é por Ilhéus.

Os alunos das duas cidades precisam pegar um ônibus até a Ceplac e atravessar a sede do órgão, única forma de acesso à universidade. O transporte dentro da Ceplac é explorado por apenas uma empresa, que não consegue atender à demanda, segundo os estudantes.

Ricardo Delmondes, vice-coordenador do DCE da UFSB, conta que várias tentativas de diálogo foram feitas, mas nada aconteceu. Tanto as prefeituras quando a empresa dizem que não é possível resolver o problema. A única viação que faz o transporte a partir de Itabuna tem poucos ônibus, que rodam lotados.

Ricardo observa que a quantidade de alunos na Uesc, UFSB e Ifba aumentou bastante, mas a quantidade de veículos continua a mesma e chega a ser reduzida quando a Uesc entra em férias, mesmo com aulas normais nas outras entidades. Ele diz que o problema é ainda pior para alunos dos distritos de Ilhéus.

Ele explica que os estudantes de Itabuna têm desconto na passagem, mas os que moram nos distritos precisam pagar a tarifa cheia. Ricardo explica que enviou ofícios às prefeituras e à empresa, mas ninguém respondeu. Sobrou fazer um protesto fechando a Rodovia Jorge Amado.

Outro protesto está marcado para o dia 18, quando os estudantes sairão em caminhada do Jardim do Ó, em Itabuna, até a Praça José Bastos, para um ato em frente à Reitoria da UFSB.

19:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm