Situação da dengue mudou em Itabuna

Depois de ver um aumento de casos em maio, Itabuna hoje está com os indicadores da dengue estabilizados. A Secretaria de Saúde informou que a cidade foi uma das que chegou a estar em estado de epidemia neste ano, mas também foi a primeira a sair desta situação com rapidez.

A diretora de Vigilância à Saúde, Maristela Antunes, conta que essa estabilidade foi conseguida com o esforço dos agentes de endemia, da atenção básica e do pessoal da limpeza pública. Os agentes aumentaram as visitas às casas e terrenos, eliminando possíveis criadouros das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Em paralelo com a fiscalização, eles deram orientações aos moradores e atuaram em conjunto com a limpeza pública, que retirou entulho de terrenos e material que poderia acumular água parada nos quintais. “Temos uma equipe de 152 profissionais que trabalham em campo, diariamente, no controle”, lembra Maristela Antunes.

A coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Santos, ressalta que uma das dificuldades é o acesso a alguns imóveis durante a semana, o que faz com que os agentes retornem nos sábados, além da resistência de algumas famílias em permitir o acesso.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm