Salvador espera vacinar 121 mil bebês

As unidades de saúde do SUS de todo o País já aplicaram mais de 3,6 milhões de doses da vacina contra a paralisia infantil, desde o começo da Campanha Nacional, iniciada no dia 8 de agosto. Em Salvador, são mais de 10 mil doses aplicadas e o público-alvo é de cerca de 121 mil bebês e crianças menores de cinco anos. 

Raphael mora na cidade e tem um filho de 5 anos. Para ele, a vacinação é a melhor maneira de proteger as crianças contra as doenças. “Seja para proteger o sistema imunológico, seja para reforçar a proteção coletiva, para impedir que as doenças voltem. Vamos acreditar na ciência, confiar nos profissionais".

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é vacinar 95% da população menor de cinco anos de idade. Além de reduzir o número de crianças e adolescentes menores de 15 anos que estão com vacinas atrasadas, com a Campanha da Multivacinação.

A infectologista Joana D’arc alerta que o Brasil apresenta redução nas coberturas vacinais, o que pode ser um risco para a população. “Isso faz com que a gente tenha risco de reintrodução de doenças, podendo ter surtos e epidemias de doenças já controladas".

A vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação vão até 9 de setembro nas unidades básicas. Estão disponíveis as vacinas BCG, hepatite A e B, penta, pneumocócica, poliomielite inativada e poliomielite oral, rotavírus humano, meningocócica C e ACWY, febre amarela, tríplice viral, tetraviral, tríplice bacteriana, dupla adulto, varicela e HPV quadrivalente. 

Em Salvador, a mobilização acontece nas 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A atualização da caderneta vacinal aumenta a proteção das crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações e óbitos. Com Brasil 61

18:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm