Pipas já causaram apagões na Bahia

Parte da cultura nacional, a brincadeira de empinar pipas se torna mais comum em meses com ventos de maior intensidade, como agosto e setembro. A atividade, contudo, deve ser feita longe da rede elétrica para evitar situações inseguras e prejudicar o fornecimento de energia.

Para alertar a população sobre os riscos da brincadeira, a Neoenergia Coelba reforça o alerta sobre alguns cuidados que precisam ser adotados. Somente em 2022, a empresa registrou 418 ocorrências no fornecimento de energia elétrica em todo o Estado.

Foram milhares de pessoas impactadas diretamente pela brincadeira feita em local errado. Na última semana de agosto, por exemplo, as pipas provocaram uma interrupção de energia que atingiu mais de oito mil consumidores em Feira de Santana.

As pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de distribuição. O ideal é que a atividade aconteça em locais abertos como praias e campos. O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor de eletricidade por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola.

O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede. As pipas também, ao se enroscar nos fios, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos.

Em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar tirá-las. Apenas profissionais da Neoenergia Coelba estão autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A distribuidora também adverte que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso é restrito e extremamente perigoso.

A Coelba lista alguns cuidados importantes, como nunca usar fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois são condutores de energia e podem causar choques fatais. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la.

Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios. Não jogue objetos na rede elétrica, como arames, correntes e cabos de aço. Além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de acidentes. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa.

18:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm