PIB fecha primeiro semestre em 2,5%

O Produto Interno Bruto cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao anterior. É o quarto resultado positivo seguido, depois de um recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. O PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,4 trilhões.

Esse resultado fez o PIB avançar 2,5% só no primeiro semestre deste ano, ficando 3% acima do patamar da pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019. Também é o segundo melhor resultado da história. Um destaque no segundo trimestre foi o setor de Serviços, crescendo 1,3%.

O crescimento no segundo trimestre foi impactado pela alta de 1,3% nos serviços. Dentro do setor, chama a atenção o desempenho de outras atividades com 3,3%, transportes com 3% e informação e comunicação com 2,9%, sub-itens que ajudaram a puxar essa alta.

O consumo das famílias também cresceu no segundo trimestre, em 2,6%. A alta está ligada à volta dos serviços prestados às famílias. Um reflexo disso é o aumento no preço das passagens aéreas, como consequência do crescimento da procura. Para o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), "o Brasil está voando".

Ainda houve crescimento do comércio e do mercado de trabalho, com crescimento da massa salarial, a liberação do saque emergencial do FGTS e a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS. Tudo isso impactou o consumo, apesar do aumento da inflação e dos juros, diz o IBGE.

18:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm