Neto e Roma dominam buscas no google

O Google Trends, que mostra o interesse das pessoas nos candidatos às eleições deste ano, traz dados que muitas vezes não batem com as pesquisas eleitorais. É o caso da disputa pela presidência, onde o atual presidente Jair Bolsonaro, é alvo de 44% das buscas contra 41% do candidato do PT.

Nos dois casos, a maioria das buscas vem de estados do Nordeste e, no caso de Bolsonaro, também do Pará. Entre os temas mais buscados estão o debate, a entrevista na Record e a visita a Petrolina. No caso do petista, os assuntos mais buscados são a fuga do debate e o apoio de Joaquim Barbosa, que antes o chamava de corrupto.

Na Bahia, Bolsonaro também lidera as buscas com 46% a 42%. ACM Neto é quem mais tem o nome buscado, com 85%, mas o segundo é João Roma com 11% e o candidato do PT aparece apenas com 2%. No caso de Neto, os assuntos mais em evidência foi o debate da rede Bahia, se pardo é negro e o episódio de Itajuípe.

Quem buscou sobre João Roma teve como assuntos a alcunha "afro conveniente" atribuída a ACM Neto no debate, a senadora Rayssa e "a Bahia quer saber". Os assuntos mais buscados no caso do candidato do PT foram a ordem de votação, João Roma, e o desempenho como secretário de educação.

Na última semana, os eleitores de Ilhéus fizeram 85 buscas sobre João Roma e 28 sobre Neto. Os de Itabuna 84 buscas sobre Roma e 36 sobre Neto. Ninguém das duas cidades pesquisou sobre o candidato do PT. A boa procura por Roma pode ter relação com sua atuação durante as enchentes de dezembro, quando coordenou a ajuda federal.

O interesse sobre o petista ficou restrito a três cidades: Jequié, Feira de Santana e Salvador. A maior parte das buscas por João Roma são de Guanambi, Itamaraju, Itaberaba, Brumado e Luis Eduardo Magalhães. As de Neto foram de Caculé, Queimada do Milho, Macaúbas, Belmonte e Camacã.

Outros assuntos relacionados com as eleições muito buscados no Google são "pcc nas eleições", "como votar nas eleições", "cola eleitoral" e pesquisas. Também aumentou bastante a consulta sobre como votar e como funciona a urna eletrônica, além dos locais de votação e do aplicativo e-Titulo.

19:16  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm