Itabuna fez melhor desfile da década

A avenida do Cinquentenário ficou lotada para o desfile da Independência em Itabuna, que contou com dezenas de escolas, além das forças de segurança. O centro recebeu milhares de famílias, todas vestindo verde e amarelo, além de políticos fazendo corpo a corpo.

Um deles, o vice-prefeito Enderson Guinho, que é candidato a deputado, preferiu transitar pela multidão do que ficar no camarote oficial, onde o prefeito Augusto Castro recebeu as autoridades. Já um grupo de esquerda destoou do desfile aparecendo no final, todo vestido de vermelho, gritando palavras de ordem.

Não comprometeu o desfile, que já tinha acabado por volta do meio-dia e inundou o centro de verde e amarelo. Nem mesmo a chuva, que chegou forte, dando apenas alguns momentos de trégua, afastou as pessoas. Embaixo das marquises, com guarda-chuva ou capa, cada um se protegeu como pode, mas não deixou o desfile.

Nas calçadas, muitos aplausos para as performances dos alunos, que capricharam na organização e beleza; a excelência das fanfarras de Itabuna, como a do Caic, que levantou a multidão; e os blocos alusivos à Semana de Arte Moderna de 1922, tema do desfile deste ano.

A Banda Marcial da Guarda Civil Municipal executou as Bachianas Brasileiras número 5, uma das grandes composições de Heitor Villa-Lobos; enquanto desfilavam telas e textos de artistas como Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret e Vicente do Rego.

As crianças do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, vestidas com aventais, fizeram a homenagem aos gênios da pintura moderna brasileira. A Fanfarra Lobos Guerreiros, do CAIC Jorge Amado, deu um show com clássicos da MPB e foi ovacionada pelo público.

As homenagens ao Centenário da Semana de Arte também foram feitas pelas escolas particulares PIO XII, Colégio Geórgia e Colégio Adventista de Itabuna. Os colégio estaduais também foram destaque com suas fanfarras, como o Valdelice Pinheiro, acompanhado da Banda Marcial, e o Félix Mendonça.

No grupamento militar, além do Tiro de Guerra, que abriu o desfile, 566 integrantes representaram o Colégio da Polícia Militar, Imeam, Escola Municipal Flávio Simões Costa, Polícia Militar, Cia Independente de Policiamento Rodoviário, Bombeiros Militares, Polícia Montada, Guarda Civil Municipal e o Samu-192.

Representando as entidades da sociedade, também participaram das comemorações pelos 200 Anos da Independência do Brasil o Núcleo Cuidar, as Lojas Maçônicas, o Rotary Club de Itabuna, o Lions Club, além do Movimento Bandeirantes, Clubes dos Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista.

O prefeito Augusto Castro afirma que o desfile celebra a liberdade.“Estamos comemorando os 200 anos de um povo guerreiro. O desfile tem um grande simbolismo para toda comunidade”. Já o secretário de Educação destacou que a Semana de Arte Moderna “foi um movimento importante na arte, cultura e nossa história".

10:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm