Itabuna concientiza sobre o suicídio

A Secretaria de Saúde de Itabuna está promovendo atividades pela campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção para a prevenção do suicídio. Um ciclo de quatro palestras será realizado nos dias 16, 19, 22 e 30, para capacitar os profissionais da Atenção Primária sobre o acolhimento dos pacientes mentais.

Além disso, haverá rodas de conversa sobre assistência em saúde mental e fluxos de atendimento em Unidades de Saúde da Família do Módulo II, em parceria com a UniFTC. A secretaria também vai veicular nas redes sociais e na mídia muita informação e orientações sobre a saúde mental.

O quadro “Saúde Responde”, do Instagram da secretaria, vai convidar psiquiatras e psicólogos para conversar, sempre na sexta-feira. Eles vão discutir o tema e responder às principais dúvidas da população sobre o assunto ou o sistema de atendimento do município.

Hoje a Prefeitura de Itabuna tem quatro unidades especializadas na assistência a pessoas com transtornos mentais. Em casos graves, perda de contato com a realidade, delírios, alucinações, isolamento social, alternância entre euforia e irritabilidade e tendência suicida, o paciente deve ser levado para um CAPS.

Para criança ou adolescente, a referência é o CAPS Infantil. Para adultos, o CAPS II. Em caso de sofrimento por uso abusivo ou dependência de álcool e drogas, o CAPS Álcool e Drogas, e em caso de sinais e sintomas persistentes, com impacto na funcionalidade do indivíduo, o Ambulatório Psicossocial.

Vale lembrar que para situações de urgência e emergência, como em casos de surto psicótico em que a pessoa oferece risco a outros ou a si mesmo, a orientação é acionar o Samu-192 que conduzirá o paciente a um hospital para avaliação de internação em leito psiquiátrico ou direcionamento a uma unidade CAPS.

19:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm