Ilhéus finalmente fechou o seu lixão

Depois de Itabuna e Itacaré, agora foi a vez de Ilhéus fechar seu lixão a céu aberto e investir numa solução que protege o meio ambiente. Na última sexta-feira, o prefeito Mário Alexandre assinou o termo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Regional para encerrar o Lixão do Itariri.

O ato aconteceu no Centro Administrativo e contou com o secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. O projeto local atende ao Novo Marco Legal do Saneamento, que estabeleceu prazo para o fim dos lixões nos municípios, assegurando desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Mário Alexandre ressalta que, além do controle sobre a gestão dos resíduos, a iniciativa possibilita um local digno de trabalho para os catadores, que serão capacitados para gerar mais renda através do material reciclado, bem como promove a transformação da vida dessas pessoas.

Segundo Pedro Maranhão, a cidade faz parte do programa para encerrar os lixões na Mata Atlântica, cujas etapas consistem na assinatura do acordo de cooperação técnica, consultoria, estudos de gaseificação e contaminação da área degradada e a posterior recuperação do local.

“Vamos iniciar os trabalhos o mais rápido possível. O encerramento do Lixão do Itariri vai ficar imortalizado na memória da população, porque essa área não condiz com a beleza e a importância que a cidade de Ilhéus possui”, destacou o titular da Secretaria Nacional de Saneamento.

A SNS vai apoiar a Prefeitura na gestão dos resíduos, com foco na inclusão dos catadores e melhoria da coleta seletiva. A equipe de consultoria também é responsável por avaliar a situação e realizar os trabalhos de mobilização. A empresa credenciada pelo Município para recepção e destinação final do lixo foi a CTR Ilhéus.

17:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm