Idosa é vítima da regulação da Bahia

Uma idosa de 82 anos foi vítima da lentidão e descontrole da Regulação do Estado. Ele estava internada no Hospital Frei Silvério, em Una, e esperava uma transferência para uma unidade de Salvador desde 20 de agosto, mesmo tendo urgência em continuar o tratamento na capital.

Deusdete Nonato da Silva finalmente recebeu a notícia de que a transferência tinha sido aprovada. Mas a animação durou pouco. Apenas alguns minutos depois o governo do estado cancelou a autorização, sem explicar o motivo para isso. A espera, que já dura mais de um mês, tem pesado para a família.

Sem receber a cirurgia que precisa, que só é feita na capital, Deusdete não tem mais previsão de conseguir a autorização. A filha, dela contou ao repórter Mateus Oliver que não tem condições financeiras de arcar com as despesas e pediu que a Justiça intervenha para resolver o problema.

Deusdete deveria sair nesta segunda-feira para Salvador, onde deve passar por uma consulta ortopédica. Seu estado de saúde é delicado, com alimentação por sonda, com muitas dores e sem poder falar. A regulação não explica a demora nem o cancelamento da transferência.

O repórter recebeu o relatório do Sistema Nacional de Regulação de Urgência e Emergência e o repassou para a Secretaria estadual de Saúde e lideranças políticas, na busca por uma solução. Até o momento, a Sesab não deu qualquer resposta, reforçanco as críticas que recebe há anos.

A regulação do estado tem uma extensa fila de pacientes e funcional muito mal. Há casos em que havia vaga, mas a regulação não atuou com rapidez e ela se perdeu. O candidato a governador João Roma, que também é deputado federal, vem questionando a regulação, assim como ACM Neto, também candidato.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm