Bahia marcou história do rádio no 21

21 de setembro é o Dia do Radialista, mas tem um significado especial para a rádio Morena FM, de Itabuna, no sul da Bahia. A data marcou uma conquista inédita no rádio brasileiro em 1991, quando ela foi a primeira das Américas a fazer toda a sua programação com músicas e comerciais digitais. Há 31 anos.

A história é contada pelo responsável pelo projeto, o CEO Marcel Leal, em uma sessão criada para os 30 anos da Morena FM, comemorados em 2017. Hoje quase com 35 anos, ela lembra o processo que levou uma emissora do interior a alcançar o que as das capitais demorariam mais dois anos para fazer.

Som digital nem era novidade na Morena FM, que tinha tocado o primeiro CD em 1988, feito o primeiro especial digital em 1989 e lançado o primeiro programa regular totalmente digital em dezembro de 1990, o Expresso 98, com CDs importados dos Estados Unidos trazendo lançamentos inéditos.

A emissora já vinha trocando seu acervo internacional por CDs, mas precisou esperar 1991 para fazer o mesmo com o material nacional. Só naquele ano as gravadoras passaram a fazer os lançamentos tanto em LP quando na nova midia digital. A Morena FM completou a transição em agosto, mas esperou o Dia do Radialista para anunciar.

Voce pode conferir a trajetória que levou a Morena FM a ser a primeira rádio com programação digital acessando o especial "Morena de 30" neste link: https://www.aregiao.com.br/art/morena30.htm

18:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm