Zoonoses já vacinou 11 mil animais

A Diretoria de Zoonoses de Itabuna já vacinou 11 mil animais domésticos contra a raiva, tanto na zona rural quanto na urbana. Mas a vacinação continua e nesta terça esteve na Praça dos Capuchinhos, Bairro da Conceição, e nas praças do Vila Anália, Jardim Primavera e Antique.

A expectativa é de que 21 mil animais sejam imunizados contra a doença até o final da campanha, em 17 de setembro. Apesar de proteger os cães e gatos que vivem nas casas, a imunização não é feita nos animais de rua, que podem transmitir a doença para os domésticos.

A raiva é transmitida pelo Lyssavirus e pode levar o animal à morte em até 10 dias. A doença é transmitida por mordida ou arranhão de animais contaminados, tanto para outros animais, quanto para as pessoas. É importante observar os sintomas. Na primeira fase, são excitação ou medo exagerados, além de agressividade.

Depois vem a fase em que o animal tem dificuldade em engolir e caminhar, ou paralisia dos membros. Nesta fase ele também fica com a boca cheia de uma saliva branca e espumada. Quando chega neste estágio, em geral o animal morre em 48 horas. Se o seu tiver os sintomas, isole em um quarto e chame a Zoonose.

Quem for atacado por um cão ou gato de rua deve ir a um posto de Saúde para ser vacinado. Há 14 anos  que Itabuna não registra casos de raiva. O último relato na Bahia foi em 2017, em Paramirim, perto de Brumado. Neste ano, foram registradas mortes de humanos no Distrito Federal e em Minas Gerais.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm