Uruçuca recebe o Expresso do Brincar

Uruçuca recebe, nos dias 18 e 19 de agosto, o Expresso do Brincar. O projeto itinerante, que será montado na Praça da Ciência, usa brincadeiras como forma de aprendizado para as crianças. Parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar, a iniciativa é do Movimento Unidos Pelo Brincar.

Ele tem apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. O projeto já passou por sete municípios e promove a aprendizagem lúdica junto aos pais, para que valorizem o brincar como fator de desenvolvimento integral das crianças e apliquem as atividades na rotina.

Nos dias 20 e 21 o projeto muda para o distrito de Serra Grande, no litoral de Uruçuca. Depois parte para Mata de São João nos dias 23 e 24, e Salvador em 27 e 28 de agosto. O trailer usado no Expresso do Brincar é cenografado como um trem e começou a "viagem" por São Paulo.

Em seguida passou por Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes (SP), São José dos Campos (SP), Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte (MG). A ação visa movimentar a aprendizagem no Brasil, estimulando não só as famílias, como as organizações e órgãos públicos a se engajar no uso da brincadeira para a educação.

Para isso, o Expresso do Brincar propõe uma programação com brincadeiras espontâneas, com Estações Temáticas, nas quais pais e crianças podem interagir de acordo com seus interesses. Uma delas é a Estação Artista, com quadros de artes, tintas, pincéis e outros objetos que estimulam a criação.

A Estação Mundo da Imaginação tem deixa a criança explorar o espaço, brinquedos e outros elementos. A Estação Serelepe é para a experienciação dos circuitos motores das crianças, levando em conta a inclusão e acessibilidade para todos às atividades.

A Estação Sossego traz atividades para trabalhar a concentração e atenção. A Estação Mão na Massa, construção de brinquedos. A Estação Memórias incentiva brincadeiras regionais com materiais relacionados ao território.

Após a passagem do Expresso do Brincar, os parceiros ficam com materiais de apoio para continuar estimulando o brincar e a aprendizagem lúdica em suas comunidades. O projeto também disponibiliza, em cada cidade, uma biblioteca com 80 livros para guiar as experiências das crianças.

17:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm