Uesc se liga à Rede Gigasul na quarta

Nesta quarta-feira a Universidade Estadual de Santa Cruz será interligada à Rede Gigasul, que provê banda larga com fibra ótica chegando à velocidade de 10 mil MBps. A partir daí, ela vai iniciar um processo de adaptação de sua infraestrutura interna para aproveitar toda a capacidade.

A Rede Gigasul vai incluir outras instituições de ensino e pesquisa, como o Cepedi de Ilhéus, a Ceplac, o Ifba, o Parque Científico Tecnológico do Sul da Bahia, a UFSB e o Senai, que serão conectados numa segunda etapa. Esta rede será ligada a um Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Salvador, de 100 mil Mbps.

Lançada em 2010 pela Uesc, a Gigasul recebeu a adesão das outras instituições, além das prefeituras de Itabuna, Ilhéus e Uruçuca. Agora começa a etapa de interligação dessas entidades com a Torre Administrativa da Uesc. Em seguida, a instalação de equipamentos para aproveitar a capacidade da rede.

Também estão sendo preparados para implantação os anéis urbanos de Itabuna e Ilhéus, que vão permitir o uso da rede nas instituições e órgãos. A Rede GigaSul deve chegar em breve a Uruçuca, para conectar o Ifbaiano. O lançamento da Gigasul contará com o ministro de Tecnologia Paulo Cézar Alvim.

Gesil Sampaio, coordenador do projeto, informa que “desde o início do ano, a implementação da rede de fibra óptica está em andamento e a visita do Ministro Paulo Alvim às instituições da região coincide com o momento em que avanços importantes estão sendo alcançados na construção da rede”.

23:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm