Senai capacita 20 mil com prefeituras

O trabalho, feito há 3 anos, pelo Senai em parceria com as prefeituras da Bahia já qualificou mais de 20 mil pessoas. O projeto busca identificar as demandas profissionais e dar cursos nestas áreas, aproveitando verbas enviadas aos municípios pelos ministérios da Cidadania e da Educação.

O modelo começou em Feira de Santana e depois foi espalhados para as outras 21 unidades do Senai na Bahia, que mapeia as áreas e setores mais carentes de profissionais. Desde 2018 mais de 100 prefeituras já foram atendidas. Há ainda quase 50 em atendimento e 102 em prospecção.

Uma equipe do Senai leva as soluções para as prefeituras. A proposta já chega amparada em estudos, com demonstrativo da demanda e os indicadores que podem melhroar com a qualificação profissional. Muitas prefeituras, por falta de pessoal ou recursos, não conseguem identificar essas oportunidades.

O Senai explica que também leva estudos sobre a demanda futura, informando quais são os segmentos que vão precisar de profissionais. Em julho o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, visitou o Senai em Salvador e iniciou conversas para trazer o projeto para a cidade.

Ela pode se beneficiar como Guanambi, por exemplo, que tinha mais de R$ 47 mil em recursos próprios. O Senai fez uma captação de vagas e informou à prefeitura sobre a necessidade de pessoas formadas em rede de distribuição de energia.

Em Vitória da Conquista, mais de R$ 1,3 milhão dos recursos PTS (Projeto Técnico Social) do Minha Casa Verde e Amarela foram direcionados a 4.481 famílias com ações socioeducativas e possibilitaram a formação profissional de 2.447 alunos em cursos como panificação. Com Brasil 61

18:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm