Santa Casa alerta para sangue "zerado"
Depois do alerta da Hospital Regional Costa do Cacau, desta vez é a Santa Casa de Itabuna quem pede socorro para repor os estoques do Banco de Sangue, que é usado por pacientes de toda a região, não só de Itabuna. O problema é antigo, mas ficou mais grave nos últimos dias.
O número diário de doadores caiu muito e comprometeu os estoques. Ao mesmo tempo, a necessidade de bolsas de sangue e seus derivados nos hospitais de Itabuna e municípios conveniados tem aumentado. Nesta quarta-feira, por exemplo, o estoque do tipo “O negativo” estava zerado.
Se alguém precisar dele com urgência, pode morrer. Segundo a coordenação de captação do Banco, a falta de sangue compromete até as cirurgias de urgência e emergência. Por isso, está sendo feito um apelo para que as pessoas compareçam para doar com urgência.
A doação pode ser de sangue de qualquer tipo, feita no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. O processo é rápido e seguro. Como as bolsas são testadas para várias doenças, o doador ainda recebe um exame completo de graça.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50 quilos. É preciso levar identidade com foto e os menores devem ter autorização dos pais. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento termina ao meio-dia.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
