Rui vai a Itabuna e não entrega CCAF

Quem esperava que o governador Rui Costa (PT) entregasse o Centro de Cultura Adonias Filho reformado durante sua visita a Itabuna nesta quarta-feira, se decepcionou. Prometida para o dia da cidade, 28 de julho, a obra continua sem previsão de término.

Sem ter feito qualquer investimento no primeiro mandato, o governador abandonou o Centro de Cultura Adonias Filho depois de reeleito. Ele foi fechado em 2014, por absoluta falta de segurança para o público. Em setembro de 2015, o estado reabriu, depois de uma leve maquiagem.

Em 2017, o então único teatro de Itabuna foi fechado novamente, desta vez pelo Corpo de Bombeiros, alarmado com os riscos para quem frequentava. A partir daí, Rui sequer tocou mais no assunto, esquecido pelos artistas e pela imprensa local, com raras exceções, como a rádio Morena FM e o jornal A Região.

Os dois vem cobrando a reforma há 8 anos. Em uma das cobranças, a entrega da reforma foi anunciada para 2018, mas nada foi feito, em seguida para 2019. Depois Rui Costa prometeu a reabertura para o aniversário de Itabuna de 2020. Nada aconteceu, até porque a obra ficou parada todo este tempo.

Nem a pandemia pode ser usada como desculpa, já que a interrupção dos trabalhos só aconteceu em março daquele ano. O descaso do Estado deixou Itabuna, há 8 anos, sem um local mais acessível para cursos, apresentações, eventos e shows.

A existência do Teatro Municipal Candinha Doria não resolve a falta de um equipamento no centro, até porque sua capacidade é de apenas 500 lugares e muito distante do centro. Quem não tem carro, não pode frequentar. O último ônibus passa pelo local muito antes do fim dos eventos.

A repercussão de uma matéria mais contundente, em março deste ano, além da pressão do vereador Israel Cardoso, fizeram o governo finalmente se mexer. Ele reativou a reforma e prometeu entregar o CCAF no aniversário de Itabuna, dia 28. Mais uma vez, nem entrega nem explicação.

18:35  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm