Regulação local fez 75 mil serviços

A Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Itabuna agendou, no primeiro semestre, mais de 75 mil procedimentos, distribuídos entre a Regulação Municipal e a Policlínica Regional, o que indica um aumento de mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em pouco mais de um ano e sete meses da atual gestão, o ganho é visível. Por vários anos, a Central de Regulação do município foi motivo de insatisfação. Mas desde o ano passado têm apresentado uma melhora significativa e conseguiu zerar as filas de espera em procedimentos como ressonância magnética e tomografia.

Para facilitar o fluxo e acelerar o acesso, o paciente já sai do posto de Saúde de seuj bairro com autorização e agendamento. Neste ano, foi possível alcançar mais pacientes e mais procedimentos, como o aumento das cotas para tratamento de varizes, que saíram de apenas 130 para 390, pelo Hospital de Base.

No primeiro semestre, foram feitas 3.521 ressonâncias em Itabuna, sendo 2.701 pela Regulação Municipal, um aumento de 30% sobre o mesmo período do ano passado. O restante foi regulado pela Policlínica. Outros procedimentos com aumento foram as tomografias, mais de 2 mil, com aumento de 40%.

Também já foram realizados 33.200 diagnósticos por imagem (+40%), 21.631 consultas especializadas sendo 21.631 pela Regulação Municipal (+10%) e 3.423 mamografias (+20%). Segundo a Diretora da Central de Regulação, Annarony Céu, uma das principais melhorias foi a descentralização de alguns procedimentos.

“Na gestão do prefeito Augusto Castro, conseguimos que toda a oferta de média complexidade se tornasse descentralizada, ou seja, distribuídas para as 33 unidades de saúde, o que inclui consultas e exames, fisioterapia, exames de imagens, o que facilita muito o acesso da população aos procedimentos”, afirmou.

Segundo ela, a demanda de alta complexidade é exclusiva da Central de Regulação do município, atendendo por ordem de chegada entre 7 e 13 horas, para atendimento por demanda espontânea. “Nosso objetivo é aumentar o acesso da população, com um serviço humanizado, digno e oferecendo uma saúde melhor a cada dia".

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