Neto lança seu programa de governo
O candidato a governador ACM Neto apresentou na noite desta segunda-feira seu plano de governo com 11 eixos temáticos e prometeu mudar radicalmente a gestão nas áreas essenciais, como segurança, saúde, educação, geração de empregos e combate à pobreza.
“O nosso objetivo é transformar a Bahia em um dos estados mais competitivo, mais favoráveis ao investimento de todo o Brasil. Compreendendo que há uma nova fase econômica no planeta. Compreendendo que é preciso romper com as visões tradicionais", afirmou.
“A verdade é que depois de 16 anos de PT na Bahia, temos a pior Educação do Brasil e a pior fila da Saúde. Somos campeões da violência, do desemprego e da pobreza”, diz Neto. Ele lembra que a Bahia é maior do que a França, o que exige uma descentralização da gestão estadual.
ACM Neto se comprometeu com três princípios básicos: ouvir as pessoas, prometer menos e fazer mais; e trabalhar em toda a Bahia e para cada região. “Sei que não é um caminho de atalhos fáceis, soluções mágicas, de dependência ou subserviência a um ou outro presidente. A Bahia vai caminhar com suas próprias pernas", diz.
No eixo, “Nova estratégia de desenvolvimento territorial”, Neto propõe a criação de dos governos regionais, que serão “estruturas destinadas a assegurar que a atividade governamental vá para dentro das regiões, com poder de decisão, execução e com atendimento direto às pessoas”.
Na educação, quer valorizar os professores, criar um sistema de cooperação com o ensino municipal e implantar o ensino médio e técnico nucleados em tempo integral. Na saúde, uma das iniciativas é a nova regulação, buscando sua modernização operacional, profissionalização dos recursos humanos e ampliação do sistema.
Na segurança pública, Neto promete assumir pessoalmente a liderança, redesenhando estratégias, recompondo e valorizando a tropa, realizando um sistema de esforços cooperativos entre as polícias e a sociedade, com ações focadas na prevenção e repressão ao crime, em todos os níveis e com a máxima amplitude.
“Eu espero, daqui a quatro anos, ser lembrado como o Governador que trouxe solução para os problemas que são essenciais à vida das pessoas. Não como um Governador que saiu construindo uma obra aqui e outra acolá. E a gente não muda a vida das pessoas na propaganda".
A área da habitação terá como uma das principais propostas o Morar Melhor Bahia, que tem inspiração no programa idealizado por Neto em Salvador para reformar casas de pessoas pobres. Na infraestrutura, ele aponta propostas para mobilidade e logística, meio ambiente, saneamento básico e energias limpas.
Para a Cultura, ACM Neto ressalta que o desafio será tornar a Bahia um dos mais importantes ecossistemas de cultura do mundo. Na área de promoção social, uma das propostas é a criação do programa Mães da Bahia, que será um auxílio vinculado à educação.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
