Lockdown quebrou empresas e salário

As medidas autoritárias tomadas pelos governadores e prefeitos, com respaldo do STF, quase quebraram o país. A economia só foi salva pelas compensações criadas pelo Governo Federal, ajudando empresas a pagar a folha salarial, financiando as operações e reduzindo impostos pela primeira vez na história.

Os números mostram a tragédia causada pelo lockdown em 2020. Naquele ano, as empresas chegaram a ficar nove meses proibidas de funcionar e, quem tentou, foi preso por ordem dos governadores. O Brasil tinha 1.339.460 comércios, que somavam 1,5 milhão de lojas em todo o país.

O setor empregava 9,8 milhões de trabalhadores, aos quais foram pagos R$ 241,6 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. Os dados fazem parte da Pesquisa Anual de Comércio (PAC), divulgada nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado revela queda na comparação com 2019. O total de empresas caiu 7,8% em relação às 1,4 milhão anteriores, com 1,6 milhão de lojas. Também foi apurada redução real de salários, de 5,7%. Na PAC de 2019, havia 10,2 milhões de trabalhadores no comércio, recebendo R$ 246,4 bilhões.

Foi apurada queda de 9,9% no número de empresas do comércio de veículos, peças e motocicletas e de 8,7% no varejo em 2020. Somente o comércio por atacado apresentou elevação de 1,3% na mesma comparação. O total de unidades locais (lojas) também teve retração de 7%. Com Abr

18:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm