Itabuna tem 8 "fichas sujas" pelo TCM

Os presidentes do Tribunal de Contas dos Municípios, Plínio Carneiro Filho; do Tribunal de Contas da Bahia, Marcus Presídio; e do TCE, Gildásio Penedo Filho, entregaram ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Roberto Maynard, a relação dos gestores públicos com contas rejeitadas.

Todos eles podem ser enquadrados pelo TRE na Lei da Ficha Limpa, que impede que sejam candidatos nas eleições. Os fichas-sujas de Itabuna são os ex-prefeitos José Nilton Azevedo (foto) e Claudevane Leite, os ex-vereadores Rui Machado, Leléu Rodrigues e Aldenes Meira.

Também estão na lista Alfredo Melo e Jader Guedes pela Emasa, e Sandra Ramalho de Souza, que ocupou a presidẽncia da Ficc na época de Azevedo. De Ilhéus, a lista traz o atual prefeito Mário Alexandre Souza e os ex-prefeitos Nilton Lima e Jabes Ribeiro.

O fato de o gestor constar na lista não significa que seja inelegível nessas eleições. A decisão cabe ao TRE, baseado na lei que manda impedir a candidatura de quem teve suas contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

O conselheiro Plínio Carneiro Filho, ao encaminhar a relação do TCM observou que o número de gestores relacionados ainda é elevado, mas está convencido de que a tendência é de redução. Como razão, ele destacou a crescente qualificação dos prefeitos.

O presidente do TRE, Roberto Maynard, ressaltou que agora cabe ao Ministério Público Eleitoral analisar e, se for o caso, propor ação junto à Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a elegibilidade daqueles relacionados que pretendem disputar as eleições de outubro.

17:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm