Itabuna adere a capacitação federal

Itabuna passou a integrar o Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde. Na manhã desta terça, 509 profissionais participaram da abertura do Curso de Nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde na Faculdade Santo Agostinho. O objetivo é ampliar a capacitação da equipe.

A apoiadora municipal de Educação Permanente em Saúde, Deyse Santos, explica que o curso vai fortalecer o trabalho dos profissionais na prática. Os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias terão novas atribuições, entre elas a de verificar a pressão arterial e glicemia dos moradores

Com duração de 10 meses e carga de 1.275 horas, o curso será ministrado pela Federal do Rio Grande do Sul em formato híbrido. As aulas presenciais serão com profissionais da Atenção Primária ou da Vigilância em Saúde e as virtuais com tutores da universidade.

Entre os assuntos abordados estão plataforma virtual, tecnologias em saúde e políticas públicas. O curso tem contrapartida da Prefeitura de Itabuna, como forma de apoio para que os agentes sejam capacitados, segundo informou a secretária de Saúde, Lívia Mendes, na abertura do evento.

A apoiadora Margarida Amorim lembra que este é um grande avanço proporcionado pelo prefeito Augusto Castro, porque esta capacitação era esperada há mais de 15 anos. Os agentes vão usar equipamentos aos quais não tinham acesso, além de uniformes padronizados pelo Ministério da Saúde.

18:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm