Hospital alerta para a falta de sangue

A Agência Transfusional do Hospital Regional Costa do Cacau, que controla as bolsas de sangue para pacientes que precisam de transfusão, alerta para o nível crítico do estoque. Segundo o médico Alfredo Boa Sorte Júnior, o problema atinge também os hospitais de Base, os da Santa Casa de Itabuna, e o São José em Ilhéus.

No Costa do Cacau, o estoque está crítico principalmente nos tipos O e A, com fator Rh negativo. Alfredo diz que é urgente que as pessoas compareçam para doar sangue nas duas cidades. Existem vários pacientes que precisam de transfusão destes tipos de sangue e dependem da captação.

Segundo o Ministério da Saúde, pode doar sangue quem tem entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos. Pessoas com febre, gripe, resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar. O doador só pode comer alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação.

Em Itabuna, ela pode ser feita no Banco de Sangue, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho. Em Ilhéus, na Santa Casa de Misericórdia. O homem pode doar até 4 vezes por ano e a mulher, 3. O intervalo entre uma doação e outra é de 2 meses para homens e 3 para as mulheres.

18:06  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm