Fiol avança no trecho para Barreiras

A segunda etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, entre Caetité e Barreiras, que é tocada pelo Governo Federal, já alcançou 159 km de trilhos lançados na grade. O feito foi destacado pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter. Ele disse que esses trilhos são um importante avanço para a infraestrutura do Brasil.

A ferrovia vai conectar o oeste baiano e o Tocantins ao futuro Porto Sul, em Ilhéus, garantindo empregos diretos e indiretos, progresso e o desenvolvimento da região, tudo preservando o meio ambiente no trajeto, destacou Bolsonaro em sua postagem.

Já as obras do trecho I, entre Ilhéus e Caetité, começaram em 2011, sob a responsabilidade da Valec, que prometia a conclusão em 2014. Porém, a obra não andou e dois anos depois da data prometida quase nada tinha sido feito. Em 2016, a Valec rescindiu o contrato com as construtoras.

Demorou para contratar outras e se envolveu em várias denúncias de corrupção por parte da diretoria da Valec, o que deixou a obra parada por anos, perdendo o prazo de mais uma promessa, de terminar em 2018. Somente no atual governo a obra deslanchou, avançando com rapidez em todos os trechos. Hoje é tocada pela Bamin.

A Bahia Mineração venceu o leilão promovido pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021, abrangendo todo o trecho entre Ilhéus e Caetité, de 537 km. A concessão vale por 35 anos e rendeu R$ 32,7 milhões ao Governo Federal. As obras estão com 75% e a inauguração está prevista para 2025.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm