Festa celabra baleia Jubarte na Bahia
Visitantes e moradores de várias localidades da costa estão festejando a presença maciça das baleias-jubarte na temporada reprodutiva de 2022, trazendo uma alegria a mais para o período do pós-pandemia e gerando emprego e renda sustentáveis com o turismo de observação.
Para "vitaminar" essa celebração, está de volta à Praia do Forte a já tradicional Festa da Baleia Jubarte, que neste ano está em sua quinta edição e será realizada entre 1 e 3 de setembro, com atrações que trarão ainda mais público ao litoral norte baiano justamente no pico da temporada de baleias.
As atividades se iniciam no dia 1 de setembro, às 9h, no Espaço Baleia Jubarte - Praia do Forte, com um Workshop sobre Ferramentas de Comunicação para a Conservação Marinha, com os jornalistas Francisco José, Giácomo Mancini, José Raymundo e Patrícia Nobre, e os projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil.
Ainda no dia 1, às 20h, a diva do jazz Michaela Harrison abre as atrações musicais da festa. No dia 2, um cruzeiro de observação de baleias para convidados sairá às 10h. Durante a tarde palestrantes internacionais trarão dois ângulos diferentes sobre a vida das baleias e sua relação com as pessoas.
O pioneiro do turismo de observação Adalberto “Peke” Sosa, um dos primeiros profissionais dessa atividade no planeta, fará uma palestra e projeção de vídeos sobre a observação das raras baleias francas, na Patagônia argentina, e às 18h será a vez do Dr. Rodolfo Werner.
Assessor Sênior da Coalizão Antártica e Oceano Austral, ele vai trazer novas informações sobre a importância de proteger a região antártica para garantir um futuro para as baleias e as pessoas. Em seguida, às 19h, Banda Voa, Marcelo Santos, Utopia Celeste e Adauto Poeta animarão a noite com sua música.
O sábado 3 começará com esporte, com a abertura do III Campeonato de Surf nas Ondas da Jubarte, na Praia da Catinguiba. E às 18h a já tradicional Baleia Elétrica sairá pelas ruas de Praia do Forte, com Armandinho puxando o som que sempre arrasta milhares de pessoas. O cortejo termina às 21h com show do Maestro Luciano Calazans.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.








