Estudo de Conquista ganha divulgação

Durante a pandemia da Covid a Cicatrimed, franquia de tratamento de feridas, ampliou seu atendimento online e decidiu expandi-lo para a população carente de Vitória da Conquista, através de um projeto social que contou com parceiros de peso e rendeu uma pesquisa com artigo publicado em revista científica.

Iniciado em 2020 pela doutora Bianca Oliveira (foto), CEO da Cicatrimed, com alunos e pesquisadores do curso de Medicina da UFBA, o projeto "Policlínica Online – A sua saúde não pode esperar" foi criado para dar atendimento online e gratuito a pessoas desassistidas em diferentes especialidades médicas.

O projeto incluiu Geriatria, Gastroenterologia, Pediatria, Ortopedia, Fisioterapia, Tratamento de Feridas, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Nutrição, Psicologia e Psiquiatria.

A Policlínica levou as consultas eletivas até a casa dos pacientes, seguindo todas as normas do Conselho Federal de Medicina, além de emitir receitas, atestados e pedidos de exame de forma eletrônica. Os estudantes da UFBA também fizeram um estudo descrevendo o perfil dos pacientes atendidos na pandemia.

Foram coletados os dados de 99 pacientes da Bahia durante a pesquisa, que concluiu que o fácil acesso à teleconsulta pode ajudar a expandir a saúde para locais com pouca oferta e muita demanda. Tudo isso resultou no artigo "Epidemiological profile and evaluation of telemedicine patients during the covid-19 pandemic".

Ele foi publicado em inglês, espanhol e português na Revista Latinoamericana de Telesalud, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Centro Nacional de Excelência Tecnológica (CENETEC) do México.

"A telemedicina ajudou a atender a demanda reprimida pelo distanciamento social, reduzindo a incidência de infecção e otimizando o encaminhamento de pacientes com complicações mais graves. Levando saúde por meio digital, a Policlínica Online foi uma ferramenta de importante inclusão social", resume Bianca.

17:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm