Enfermeiros fazem protesto em Ilhéus

A associação dos enfermeiros de Ilhéus fez um protesto, na frente do Palácio Paranaguá, contra a Prefeitura, a Câmara e o Sindicato dos Servidores Municipais. Ela explica que vem tentando, há dois anos, a aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração da categoria.

É uma forma a garantir a reposição das perdas causadas pela inflação nos últimos anos. Apesar de inúmeras promessas de vereadores e do prefeito Mário Alexandre, até hoje o processo não andou. Os enfermeiros denunciam que atuam em unidades insalubres, sem ventilação, com paredes cheias de fungos.

Além disso, os locais de trabalho no têm segurança nem uma estrutura física decente, faltando até banheiros que funcionem. A associação lembra que os enfermeiros são os únicos profissionais da saúde de nível superior que ficam nos seus postos de trabalho em turnos de 24 horas.

Expostos a substâncias quimicas, tóxicas e até ao virus da Covid, eles não vem recebendo o adicional de insalubridade previsto na lei. Quando recbem, o valor não é calculado sobre o salário base, uma exigência do acordo sindical publicado no diário oficial de 27 de setembro de 2021.

"São 11 meses de tratativas diretas e o único saldo positivo foi de um único enfermeiro que passou a receber a insalubridade sobre o salário mínimo, referente ao mês de julho. O que percebemos são palavras soltas, promessas não cumpridas, morosidade, e nada mais", resume a associação.

15:14  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm