Bolsonaro destaca ex-lixão de Itacaré

O presidente Jair Bolsonaro destacou nesta segunda, em sua conta no Twitter, a desativação do lixão de Itacaré, que envergonhava a cidade logo na entrada, dentro de área da Mata Atlântica. Foram 30 anos até ser desativado e substituído por Estação de Transbordo e Centro de Triagem e Econegócios.

A desativação do lixão faz parte do plano de fechar mais de 3 mil locais de disposição final inadequada de resíduos sólidos no País. "Nova estrutura beneficiará moradores e catadores, que receberão treinamentos sobre gestão administrativa, operacional e comercial dos resíduos", contou o presidente.

"Era um lixão do tamanho de 8 campos de futebol no meio da Mata Atlântica. As 25 famílias de catadores trabalharão agora com reciclagem e a mata será revitalizada. Cada família receberá uma moradia digna, próxima ao centro de triagem e econegócio, para onde todo o lixo da coleta seletiva do município será enviado".

"Lá, num ambiente digno, já trabalham produzindo produtos, a exemplo de vassouras com cerdas de garrafa PET, para comercializar," completou Bolsonaro. A desativação do lixão segue a determinação do Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em 2020.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Lixão de Itacaré provocava poluição das águas, destruição da mata atlântica, erosão do solo e aumento da emissão dos gases de efeito estufa, ameaçando a biodiversidade, a saúde pública e o turismo local.

22:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm