Basf vai ampliar a fábrica de Camaçari

A Basf vai investir R$ 350 milhões para ampliar e modernizar seu complexo acrílico em Camaçari. A planta terá um incremento de 105 quilotoneladas (KT) por ano na capacidade instalada de produção. A estimativa é que o investimento, que já começou a ser aplicado nas obras de ampliação, seja feito ao longo de 10 anos.

O complexo baiano, inaugurado em 2015, produz ácido acrílico, usado na produção de tintas, revestimentos, produtos de tratamento de água, vernizes, adesivos e aglomerantes; acrilato de butila, aplicado em resina, tintas à base de água, revestimento de papel, colas e adesivos, além de Polímeros Superabsorventes (SAP).

De acordo com Antonio Carlos Lacerda, vice-presidente sênior, são três plantas diferentes, três tipos de estágio de investimento para cada uma, que são interligadas. Os investimentos serão aplicados para o aumento da capacidade e na melhoria da eficiência das fábricas como um todo.

“A ampliação vai aumentar a oferta de matéria-prima produzida localmente, promovendo desenvolvimento da indústria nacional, criando empregos e reduzindo a dependência de importações. O aumento da oferta local de matérias-primas tem um reflexo direto na oferta de produtos aos consumidores”, afirma Lacerda.

Com a implantação do Complexo Acrílico, há sete anos, a Basf passou a abastecer o mercado interno, que antes importava da Ásia e da Europa toda a matéria-prima para a produção de fraldas descartáveis, absorventes e tintas acrílicas. Segundo a empresa, cerca de 90% da produção fica no Brasil e o restante é exportado.

Além disso, a chegada do complexo na Bahia atraiu a Kimberly-Clark, que está no Polo Industrial de Camaçari desde 2013. A fábrica é a primeira fora do eixo Sul-Sudeste. A Kimberly é especializada em artigos de higiene e usa componentes derivados do ácido acrílico para a fabricação de fraldas de bebês e outros produtos.

18:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm