Bahia tem seis disputando o governo

Entre os 28 mil registros de candidatura para as eleições de outubro a Justiça Eleitoral recebeu 12 para Presidente, 223 para governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

Na Bahia, seis candidatos disputam o cargo de governador. ACM Neto (União Brasil) é de Salvador, tem 43 anos, foi prefeito da capital por oito anos, eleito e reeleito no primeiro turno. Também fez o sucessor, Bruno Reis, no primeiro turno. Antes, foi deputado federal. Advogado e neto do ex-governador e senador Antônio Carlos Magalhães, ele tem a empresária Ana Coelho como vice.

João Roma (PL, na foto) é ex-ministro da Cidadania, criador do Auxílio Brasil e coordenador da ajuda federal às vítimas das enchentes de dezembro na Bahia. Lançado pelo presidente Jair Bolsonaro como seu candidato, tem 50 anos, é deputado federal e já comandou a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Roma é advogado e tem a médica Leonídia Umbelina como vice.

Giovani Damico (PCB) é mestre em Ciências Sociais pela UFBA, tem 29 anos e é professor estadual. Esta é a primeira vez que disputa uma eleição para cargo majoritário. Em 2020 foi candidato a vereador em Salvador, mas não eleito. O advogado João Coimbra é seu vice.

Kleber Rosa (PSOL) é cientista social, especialista em educação inclusiva e diversidade. Ele tem 48 anos e também é mestre em educação de jovens e adultos pela Uneb. Rosa é professor estadual de Sociologia e investigador da Polícia Civil. Esta será sua primeira eleição e o vice é Ronaldo Mansur.

Jerônimo Souza (PT), de 57 anos, é ex-secretário de educação e professor licenciado da UEFS. Já foi secretário nacional de desenvolvimento social e assessor da secretaria de planejamento. Formado em agronomia, nasceu em Aiquara (BA) e tem Geraldo Júnior como vice.

Marcelo Millet (PCO) nasceu em Salvador e tem 36 anos. Ele é teólogo e motorista de aplicativo. O vice na chapa é Roque Vieira Júnior.

18:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm