Bahia só vacinou 48% contra a Polio

A Bahia só vacinou 48,6% das crianças contra a Poliomielite, uma doença grave, que pode deixar a criança paralítica e até levar à morte. Apesar de erradicada no país, alguns casos apareceram nos últimos anos e é preciso vacinar pelo menos 95% do público alvo para evitar um surto. e a volta da doença.

Na Bahia, a mobilização envolve as 3.900 unidades de saúde do SUS espalhadas pelos municípios. A vacina é para as crianças de até 5 anos. Mas, ao mesmo tempo, está ocorrendo a Multivacinação, esta para quem tem até 15 anos, envolvendo imunizantes que protegem contra 18 doenças sérias.

Quem se vacina fica protegido contra sarampo, caxumba, rubéola, catapora, meningite, tuberculose, febre amarela, hepatites A e B, tétano, coqueluche, difteria, doenças diarreicas, papilomavírus humano e o virus haemophilus influenzae.

No caso da multi, a cobertura da primeira dose está em 51,4% na Bahia. Em Itabuna, as vacinas são aplicadas na segunda, quarta e sexta-feira, em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família, sempre das 8 as 11 horas e das 13 às 16 horas. É preciso levar identidade, cartão do SUS e cartela de vacinas.

Os infectologistas alertam que é fundamental ter altas coberturas vacinais para o controle das doenças. “O que significa atingirmos um percentual grande da população para a faixa etária indicada para cada vacina. Em geral, a meta de vacinação está entre 90 e 95% do público-alvo a ser vacinado.”

19:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm