Bahia só soluciona 24% dos homicídios

Além de ser recordista em homicídios, com mais de 6.600 no ano passado, quase o dobro do segundo estado mais violento, a Bahia não consegue solucionar quase nenhum deles. É o que mostra o levantamento do Instituto Sou da Paz, referente a 2019, quando só 24% tiveram o autor descoberto.

O estado está empatado em incompetência criminal, na terceira colocação, com Pará e Piauí. A trinca só fica abaixo do Rio de Janeiro e do Amapá. Em 2019, Rondônia foi o estado que mais esclareceu homicídios, com percentual de 90%, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%.

O levantamento também mostra piora no esclarecimento de homicídios praticados no Brasil. Em 2019 apenas 37% destes crimes foram solucionados, sete pontos percentuais a menos que 2018, que registrou 44%. Desde 2017, o Sou da Paz tem parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça dos 27 estados.

Ele recebe as informações sobre homicídios dolosos, com a intenção de matar, que geraram ações penais. A baixa produtividade da Bahia é consequência do abandono e da precariedade das delegacias do estado. Na semana que vem o Sindpoc estará no programa Mesa Pra 2, da Morena FM, para debater os problemas do setor.

15:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm