Anvisa acaba com máscara obrigatória

Depois de mais de dois anos, as máscaras deixarão de ser exigidas nos aviões e nos aeroportos. Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o fim da exigência do equipamento de proteção em voos no Brasil.

Apesar do fim da obrigatoriedade, as máscaras e o distanciamento continuarão a ser recomendados. A medida foi aprovada pelos cinco diretores da agência: Alex Machado, que foi o relator; Daniel Pereira; Rômison Rodrigues; Meiruze Freitas e Antonio Torres, presidente da Anvisa.

Mesmo com o fim da obrigatoriedade das máscaras, uma série de protocolos em vigor desde o início da pandemia de covid-19 foi mantida. Os aeroportos e as companhias aéreas continuarão a cumprir as seguintes medidas:

Disponibilização de álcool em gel, avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis; limpeza e desinfecção contínuas, sistemas de climatização e desembarque por fileiras.

Em documento, a Anvisa informou que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, destacou a Anvisa.

A máscara nos terminais e aviões deixou de ser exigida em diversos países, como Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal. Em maio, a Anvisa liberou o serviço de bordo e autorizou capacidade máxima de passageiros, mas manteve o uso de máscaras em áreas restritas de aeroportos. Com Abr

18:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm