63% vão comprar presente para o pai

O Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 24 bilhões no comércio, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Pelo menos 63% dos consumidores pretendem comprar presentes neste ano, um contingente de 102 milhões de pessoas.

Porém, o número de consumidores que não pretendem comprar em 2022 cresceu 6 pontos em comparação com o ano passado, chegando a 27%. Em relação aos gastos, 34% têm intenção de gastar o mesmo valor que em 2021, 29% desejam desembolsar mais e 26% menos.

Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% querem comprar presentes melhores, 49% acreditam que os preços estão mais altos e 19% querem ampliar o número de presentes. Dos que vão gastar menos, 37% querem economizar, 36% estão com o orçamento apertado, 20% inseguros sobre o futuro e 18% endividados.

A pesquisa aponta que o valor médio será de R$ 236,77. Os Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais, seguidos de perfumes e cosméticos, calçados e acessórios como meias, cinto, óculos, carteira e relógio, os mais citados.

Cerca de 78% vão pagar o presente à vista, principalmente usando PIX, dinheiro e cartão de débito. Quase um terço vai pagar a prazo, principalmente parcelando no cartão de crédito. 14% vão dividir a compra com alǵuém. 65% vão presentear o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e 10% o sogro.

A pesquisa aponta que a maioria vai fazer as compras em lojas físicas, com preferência pelos shoppings centers, shoppings populares e lojas de departamento. 43% pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites, 64% em aplicativos e 21% no Instagram.

“As compras pela internet, que já eram uma tendência, se mostram ainda mais fortes. Por isso, é importante que o comércio se prepare. Mesmo os micro e pequenos negócios, que não possuem uma página na internet podem utilizar as redes sociais e aplicativos como WhatsApp”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Um detalhe que traz ainda a influência da pandemia é que só 10% pretendem fazer o almoçõ dos pais fora de casa, em restaurantes. Porém, em cidades como Itabuna, onde isto é uam tradição, as inevitáveis filas em restautantes como Los Pampas e Codornas devem marcar o dia.

16:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm