TSE recebe urnas eleitorais de Ilhéus

Alvo de impasse entre o governo federal e o Tribunal Superior Eleitoral, as urnas eletrônicas estão prontas para as eleições deste ano. A corte informou que concluiu o processo de fabricação de 225 mil unidades, que vão ser usadas no pleito de outubro. Boa parte delas é fabricada em Ilhéus pela Positivo.

O processo de fabricação foi encerrado na última sexta-feira, com a maior produção da história das máquinas, segundo o TSE. O modelo UE2020, produzido pela empresa Positivo Tecnologia, corresponde a 21,6% de todas as masi de 1 milhão de urnas fabricadas desde 1996 até hoje.

A Positivo venceu a licitação para a as novas urnas eletrônicas em julho de 2020. Desde então, o TSE monitorou a produção e a testagem dos modelos em Manaus e Ilhéus. Este modelo tem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior e o teclado foi melhorado.

O terminal do mesário também passou por uma atualização, aposentando o teclado físico e adotando uma tela sensível ao toque. O TSE promete que, enquanto uma pessoa vota, outra vai poder ser identificada, em uma iniciativa para diminuir as eventuais filas no dia da votação.

As urnas eletrônicas têm sido motivo de tensão pública entre o Poder Executivo e o TSE. O governo entende que não teve atendidas as solicitações para garantia da segurança do processo eleitoral, por meio das sugestões elaboradas pelas Forças Armadas. O TSE tem uma nova reunião de trabalho com elas em 1º de agosto.

19:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm