Salvador ganha van de zoonoses móvel

Nesta segunda-feira Salvador passou a contar com a inédita Unidade Móvel de Zoonoses (UZM), para enfrentar a esporotricose em animais. A secretária de Sustentabilidade e Resiliência Marcelle Moraes, militante na aŕea animal há muitos anos, comemorou a conquista.

O equipamento itinerante tem capacidade para 15 atendimentos diários. No local, serão feitas avaliações clínicas de casos suspeitos com esporotricose, por um médico veterinário, além das consultas de revisão de animais em tratamento. O espaço também coleta de material para exame das lesões através de citologia.

Fruto de uma provocação de Marcelle quando ainda ocupava uma cadeira na Câmara Municipal, o veículo é pioneiro no país. “Salvador mais uma vez se destaca saindo na frente em políticas públicas voltadas para os cuidados com os animais. A esporotricose é um fungo de alto contágio e oferece risco aos humanos".

É uma micose conhecida como a “ doença do jardineiro”, causada por fungo que pode afetar vários animais e pessoas. A transmissão ocorre pelo contato com terra, matéria orgânica e espinhos de plantas contaminados com o fungo ou através de arranhadura, lambedura ou contato direto com secreção das lesões dos animais.

O animal com suspeita de esporotricose apresenta nódulo ou úlcera na pele ou na mucosa nasal, ou problemas respiratórios (espirros). A doença tem cura, principalmente quando diagnosticada no início. Quem suspeita da doença pode acionar a UZM ligando para o Fala Salvador (156).

Durante a ligação é preciso relatar a situação e aguardar o contato da equipe para agendamento. Em 2021 foram notificados 1.223 casos suspeitos de esporotricose, 1.090 animais receberam tratamento (654 pelo CCZ), 137 evoluíram para o óbito e 228 foram curados. Já em 2022 são 678 tratados, 53 mortos e 95 curados.

19:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm