PT frauda público em foto de evento

Registrando menos gente do que esperava, o PT fraudou uma foto da multidão do desfile de 2 de Julho, em Salvador, no trecho ocupado pelo governador Rui Costa e o ex-presidiário Luis Inácio, candidato a presidente. A imagem, publicada por ele, nas redes sociais foi rapidamente desmascarada.

Na foto, várias pessoas foram duplicadas para dar a impressão de um número maior. Este tipo de manipulação já foi feito outras vezes, como nas fotos do showmício no Dia do Trabalhador em São Paulo, um fiasco completo, com discurso de Lula e show de Daniela Mercury.

A fraude foi uma das mais comentadas nas redes sociais. Teve quem lembrasse que, pelas afirmações do ministro do STF Alexandre de Moraes, essa fake news deveria levar à cassação da candidatura de Lula. Já a assessoria do ex-detento alegou que o que houve foi "um bug" no programa de edição da foto.

Segundo o fotógrafo Ricardo Stuckert, "quando eu estava fotografando, o drone vai mexendo. Só que as pessoas estavam mexendo. O que aconteceu? As pessoas mexem, duplicou, e na hora que software junta todas as nove fotos para fazer esse 180 graus, ele não juntou direito porque as pessoas mexeram".

"Foi uma sobreposição”, alegou. Alguns fotógrafos estranharam a explicação. Ao ampliar a foto polêmica, é possível perceber que diversas pessoas aparecem de maneira repetida, como é o caso de um homem com chapéu de palha e outros três. Além de Lula, estavam no evento Ciro Gomes e Simone Tebet.

16:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm