PF prende 13 por tráfico internacional

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta, a Operação Maritimum, que visa desarticular uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro que atuava nos terminais portuários do Nordeste e Sudeste, principalmente Natal, Salvador e Baixada Santista.

De acordo com informações preliminares, ao menos 13 pessoas foram presas na Bahia. Além da capital, os mandados no estado foram cumpridos em Simões Filho e Camaçari. Cerca de 350 policiais federais e 28 policiais do Bope do RN estão cumprindo 46 mandados de prisão preventiva e 90 de busca e apreensão.

Eles foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal/RN para os estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará. De acordo com a PF, durante as investigações iniciadas no final de 2021, foi identificado um grupo logístico.

Ele é responsável pelo transporte e armazenamento da droga oriunda da fronteira do Brasil com os países produtores e, em seguida, realizada a “contaminação” de contêineres, introduzindo entorpecentes nas cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

Foram feitas apreensões de drogas nos Portos de Santos (SP), Salvador, Natal (RN), Fortaleza (CE) e Barcarena (PA), além da interceptação de cargas na Bélgica, França e Países Baixos, totalizando cerca de 8 toneladas de cocaína durante o curso da investigação.

A Polícia Federal também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram destinatários da droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria. Diversas pessoas físicas e empresas foram usadas para lavar o dinheiro do crime, ocultando e dissimulando a origem dos valores ilícitos.

Já foram bloqueados R$ 169,6 milhões nas contas bancárias dos investigados. Os presos estão sendo levados para as sedes da PF no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará, e responderão por organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

19:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm