Número de gente empregada é recorde

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,3% no trimestre encerrado em junho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a população ocupada chegou a 98,3 milhões de pessoas, o maior nível da série histórica, iniciada em 2012.

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, afirmou em nota que “a queda mais acentuada dessa taxa foi provocada pelo avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre” .

Por outro lado, cresceu também o número de pessoas que resolveram trabalhar por conta própria: de acordo com o IBGE, são 1,1 milhão de pessoas a mais que no trimestre anterior. Elas ajudam a diminuir a taxa de desemprego, que teve seu pico durante a pandemia, em março de 2021, com 14,9%.

Desde então, a taxa vem em queda constante. Desse modo, quando comparado ao pior cenário, a taxa de desemprego caiu 5,6 pontos porcentuais em pouco mais de um ano. Em março de 2021, eram quase 15 milhões de desempregados. Atualmente, pouco mais de 10 milhões. Ou seja: são 5 milhões de desempregos a menos.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm