ItaPedro teve bom público e segurança

A Prefeitura de Itabuna e a FICC divulgaram um balanço do ItaPedro, festa de quatro dias realizada numa arena montada na Avenida Princesa Isabel. Eles dizem que o local recebeu 250 mil pessoas, mais que a população total da cidade, que é de 214 mil.

O prefeito Augusto Castro comemorou o baixo número de ocorrências e a presença do público, lembrando que a cidade sempre teve tradição de grandes festas, mas não tinha uma desde 2019. Segundo os dados da Prefeitura, o comércio informal movimentou R$ 7,2 milhões nos quatro dias.

O secretário de Indústria e Comércio, José Raimundo, afirma que foram criados mais de 1.200 empregos entre food-trucks, pipoqueiros, baianas de acarajé, barracas de drinques e de bebidas, ambulantes com isopor e venda de fogos de artifício. Oficialmente houve apenas 27 ocorrências.

Porém há relatos e vídeos mostrando guerra entre facções criminosas marcada para a festa e uma grande briga no camarote Vip, envolvendo muitas pessoas. Entre as ocorrências oficiais houve três por porte de faca, três de assalto e 15 por furtos, incluindo a prisão de uma mulher que roubou mais de 30 celulares.

O secretário Humberto Mattos, de Segurança e Ordem Pública, destacou que usou 902 GCMs no evento. Já o de Transporte e Trânsito revelou 28 registros, sendo sete por estacionamento irregular, seis por acidentes, sendo dois com vítimas.

Segundo a secretária de Saúde, Lívia Mendes, nos quatro dias de festa foram prestados 46 atendimentos dos quais 36 clínicos, oito por agressão física, um pediátrico e um por queimadura com fogos de artifício. Além disso, houve 99 atendimentos de urgência e emergência, com uma remoção para hospital.

18:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm