Itabuna reabre 8 escolas reformadas

A Secretaria de Educação de Itabuna programou o retorno às aulas presenciais em mais oito escolas nesta semana, depois do recesso junino. Com isto, 60 das 89 voltaram a ter aulas, segundo o secretário Josué Brandão Junior. As reformas começaram no ano passado.

Depois de dois anos sem aula presencial por causa da pandemia, a Prefeitura começou a reformar as escolas, com o objetivo de beneficiar todas as unidades. Criticada por não fazer as obras nos anos em que os alunos estudaram em casa, ela diz que usaou esse tempo para planejar as intervenções.

Até sexta serão reabertas as escolas Marechal Castelo Branco, na Califórnia (cujo muro desabou, matando uma criança em outubro - foto); Três Irmãos, no Pedro Jerônimo;, Margarida Pereira, no Maria Pinheiro; João Mangabinha Filho, na Mangabinha; Luiz Viana Filho, no Santo Antônio; Ewerton Chaloup, no Zizo, Pedro Lemos, no Lomanto, e Brasília Baraúna, no São Roque.

A diretora de Educação Básica Elioenai Farias explica que estas unidades passaram por intervenções feitas pela equipe de manutenção da própria Seduc e por uma construtora contratada pela Prefeitura, priorizando reparos nos sistemas elétrico e hidráulico, além dos telhados.

“Para além destes aspectos físicos de infraestrutura, também estão sendo consideradas e priorizadas as questões referentes à regularização no fornecimento da alimentação escolar, mobiliários e equipe de monitores para alunos da educação inclusiva".

Ela destaca que, no retorno às aulas presenciais, estão acontecendo encontros entre os pais e os conselhos escolares, visando esclarecer como foram planejadas e serão executadas as aulas. "Estamos ainda adotando medidas para cumprimento dos protocolos de segurança sanitária".

Além das oito escolas que retornam durante esta semana, a Secretaria de Educação transferiu provisoriamente o funcionamento da Escola Municipal Flávio Simões, no Bairro Califórnia, para as instalações do Colégio Ciso, onde serão atendidos 1.400 alunos nos três turnos.

No Ciso, já estão instalados o Centro Psicossocial de Educação Inclusiva (CEPEI) e o Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM). A pretensão da Seduc é viabilizar o retorno 100% presencial em todas as escolas ainda neste semestre.

19:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm