Itabuna economiza com digitalização

A Secretaria de Indústria e Comércio de Itabuna está investindo em tecnologia digital para atender as demandas de seus serviços, especialmente para os MEI, pequenos e micro empresários. A ideia é que o cidadão possa ser atendido sem sair de casa, através do Programa Redesim.

Através dele é possível obter informações e resolver pendências, como mudar endereço e atividade, dar baixa, receber dados sobre a situação financeira e tributária com a Prefeitura de Itabuna, etc, explica o secretário José Raimundo Araújo (foto), que reforça a meta de facilitar a vida das empresas.

José Raimundo contou ao jornal A Região que "hoje nossa secretaria é 100% digital. Só em folha de ponto economizamos mais de 18 mil por mês. No ItaPedro, cadastramos mais de mil barraqueiros e ambulantes in loco, usando celular. Ninguém precisou ir até a Prefeitura nem pegar fila".

Ele nos mostrou o controle de veículos da secretaria, todo feito pelo aplicativo. "A pessoa registra a quilometragem que pegou e a que marcava na volta, além do destino, tudo pelo celular. Isso me dá o controle de saber onde está toda a frota, a qualquer instante," explicou.

O secretário destaca a economia de materiais, como 30 mil folhas de papel a menos por mês, além de energia elétrica e horas de serviço. Também afirma que a segurança e veracidade dos serviços é garantida com a emissão de protocolo e acompanhamento online, por email e WhatsApp.

Outro benefício é na fiscalização. “Com a digitação, os agentes não levam mais talão ou pastas para as ruas e sim um smartphone, onde conseguem executar todo o trabalho. Serviço público de qualidade é o que normatiza, que dá estrutura para sociedade avançar, para que a sociedade produza," conclui.

José Raimundo está animado com um projeto que vem desenvolvendo em parceria com alunos da turma de Tecnologia da Universidade Estadual Santa Cruz e de outras faculdades do município, buscando implantar um plano diretor de cidade inteligente.

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