Falta vacina, mas a procura é muito baixa

A Rede de Frio de Itabuna começou a vacinar crianças a partir de 3 anos contra a Covid nesta sexta-feira. Independente de ter comorbidade, elas podem ser imunizadas nos postos de Saúde das 8 às 11 e de 13 às 16 horas. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, mas enfrenta dois obstáculos.

O primeiro é a baixa procura, que ficou mais evidente em Salvador. Na primeira semana, pouca gente procurou a vacina para este público, apenas 2.617, o que representa menos de 3% do público-alvo, estimado em cerca de 94 mil crianças residentes na capital.

O outro obstáculo é a falta mundial de vacinas, cuja produção foi afetada pela crise econômica na China e Europa, comprometendo o fornecimento de insumos para a fabricação dos imunizantes. A Coronavac, por exemplo, teve a produção suspensa por algum tempo. E é ela a aprovada pela Anvisa para as crianças.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que só 12,5% dos municípios baianos têm doses suficientes para vacinar crianças entre 3 e 4 anos. Já o público a partir de 5 anos pode receber a vacina da Pfizer, que tem estoque suficiente. O Ministério está trabalhando para resolver a questão.

18:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm