Chocolate comemora avanço de vendas

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado em 7 de julho e trem motivos. Em 2021, o setor faturou R$ 11,4 bilhões, uma alta de 16,1% em comparação ao ano anterior. Os dados da Kantar apontam que a taxa de penetração da categoria cresceu 2,8% no período e que o item faz parte da lista de compras de 88,3% dos lares.

Além disso, a frequência de consumo cresceu 0,4 pontos percentuais, passando de 8,5 para 8,9 a quantidade de vezes em que o consumidor esteve nos pontos de vendas para isso. Em média, o brasileiro gastou, no ano, R$ 89,32 com chocolate, mais 10,6% em relação a 2020.

O formato mais consumido foi o bombom (41,9%), seguido pelas barras (29,6%) e pelos snacks (14%). A categoria de bombons faturou R$ 3,6 bilhões em 2021, uma variação de 6,9% em comparação a 2020. Isso representa uma penetração em 69,8% dos lares.

Na hora da compra, a maioria dos brasileiros prefere as caixas (87,8%), mas também há procura por pacotes de bombons específicos (7,4%) e pela aquisição avulsa (4,5%). Nas sete praças estudadas pela Kantar, o chocolate é mais consumido nas regiões Sul, que concentra 22% do volume consumido, e Grande São Paulo, com 18%.

A maioria dos clientes pertence às classes A, B1 e B2, que concentram 14% e 21% do consumo nacional (28%), com destaque principalmente para compradores de 30 a 49 anos. O local de compra favorito foi canais de autosserviço (30%), varejo (19%) e atacarejos (14%). A maior parte das venda foi no verão (31,9%).

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