Censo terá opção de responder online

O Censo 2022 mantém uma opção que ajudou muita gente em 2010 e agrada às pessoas com menos tempo. Os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário pela internet. Mas isso só será possível depois da visita inicial obrigatória pelo recenseador.

Ele vai registrar as coordenadas do endereço e registrar a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online. Caso ele esqueça, não será problema.

No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e por e-mail para a pessoa. No quarto dia, o IBGE vai ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso tenha começado, por que não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket, explica a coordenadora Andrea Salvador.

Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o IBGE tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que seja feitas uma entrevista presencial.

O Censo 2022 também tem uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas durante a coleta domiciliar, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de Apoio ao Censo está disponível pelo fone 0800 721 8181, com 180 agentes capacitados para ajudar no preenchimento do questionário.

19:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm