Cacau do Brasil ganha mercado mundial

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) confirmou o bom momento da cadeia do cacau e chocolate. O Brasil é o 7º maior produtor de cacau no mundo e ocupa também a 7ª posição entre os maiores exportadores dele e seus derivados.

Segundo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), o Brasil exportou, no ano passado, 33,5 mil toneladas de chocolates e 54,7 mil toneladas de derivados do cacau, gerando US$ 226 milhões de dólares. O principal destino do chocolate é a Argentina, seguida dos Estados Unidos e Chile.

Em relação à exportação de amêndoas de cacau, o volume vendido em 2021 chegou a 567 toneladas, com expectativa de aumentar para 655 toneladas neste ano. De janeiro a maio deste ano, foram exportadas 14 mil toneladas de chocolates, 20,2 mil toneladas de derivados e 273 mil toneladas de amêndoas de cacau.

A Apex salienta que o cacau fino da Amazônia é um dos melhores. Em 2021, três produtores foram premiados entre os 50 melhores no Cocoa of Excellence Awards. Neste ano, o chocolate belga Nicolas, produzido com amêndoas do Pará, ficou em segundo lugar no concurso Belgium Chocolate Awards 2022.

A ApexBrasil promove a internacionalização do chocolate nacional, por meio do projeto setorial Brasil Sweets & Snacks, desenvolvido desde 1998 em parceria com a Associação Brasileiras da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

O projeto objetiva promover a imagem do cacau brasileiro como matéria-prima de qualidade para a produção de chocolates finos e facilitar o acesso de empresas e produtores do setor aos principais mercados internacionais. A participação em feiras e eventos no exterior é uma das principais ações do projeto.

Este ano, o Brasil Sweets & Snacks levou seis empresas do setor para a maior e mais importante feira de doces e biscoitos do mundo, na Alemanha, a ISM Colônia, quando foram gerados US$ 1,3 milhão em negócios imediatos. Outras cinco empresas participaram da maior exposição de confeitaria e lanches na América do Norte, a Sweets & Snacks, em Chicago, com US$ 580 mil em negócios imediatos.

Em Budapeste, Hungria, a International Peanut Forum recebeu quatro empresas, com geração de US$ 9,3 milhões em negócios. Ainda neste mês, o projeto levará empresas brasileiras para a feira Snackex, em Hamburgo, Alemanha; para o ‘Salon du Chocolat’, em Paris, França; e para a ‘ISM Middle East’, em Dubai, Emirados Árabes.

O presidente-executivo da Abicab, Ubiracy Fonseca, destacou que “absorvemos recentemente o cacau fino e o ‘tree e bean to bar’ (da árvore e do grão à barra) em nosso Projeto Brasil Sweets & Snacks. Estamos construindo um planejamento estratégico para 2023/2024 e a ideia é inserir um maior número de ações de promoção". Com Abr

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