Bolsonaro critica fake news de Fachin

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou as declarações de Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que declarou em evento internacional existir possibilidade de "atos golpistas" no país. Para combater a mentira do ministro, o governo vai convidar embaixadores estrangeiros para uma reunião.

Segundo o presidente, em sua live de quinta-feira, “vamos marcar para, na semana que vem, eu conversar com todos os embaixadores aqui no Brasil. Será um convite para todos eles.” Bolsonaro disse que vai mostrar a transparência do processo eleitoral brasileiro a eles.

“Será um convite a todos eles. O assunto será um PowerPoint, nada pessoal meu, para nós mostrarmos tudo que aconteceu nas eleições de 2014, 2018, documentado, bem como essas participações dos nossos ministros do TSE, que são do Supremo, sobre o sistema eleitoral”.

Durante um evento nos Estados Unidos, disse que "teme" que o Brasil enfrente episódio semelhante à invasão do Capitólio, quando apoiadores do ex-presidente Donald Trump invadiram o Congresso norte-americano durante a sessão conjunta que confirmaria a vitória do democrata Joe Biden.

Bolsonaro afirmou que “eu não sei por que algumas pessoas vão para fora falar mal do Brasil. Eu pergunto: teve alguma ação minha contra o Estado brasileiro? Se ele fala isso, ele tem certeza de que o candidato dele, que ele tirou da cadeia, que é o Lula, vai ganhar”.

Foi de Fachin a decisão, monocrática, de anular todas as condenações do petista relacionadas à operação Lava Jato, em 2021. Bolsonaro também criticou o acordo feito pelo ministro para a Organização dos Estados Americanos (OEA) "observe" as eleições de outubro.

“Vem observar o que aqui? Eles têm acesso ao programa? O que eles vêm fazer aqui? Dar um ar de legalidade ao processo?”, questionou o presidente.

18:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm